IGREJA DOS REIS MAGOS EM NOVA ALMEIDA

Igreja Reis Magos   

Para quem está curtindo o verão em Nova Almeida e região, uma boa opção para sair da rotina de praia é visitar a Igreja e Residência dos Reis Magos. Uma construção jesuítica do século XVI localizada no alto de uma colina em um lugar bem agradável, e com uma bela vista panorâmica da região de Nova Almeida, do mar e do rio Reis Magos.

Nova Almeida é um balneário no litoral norte capixaba, distrito do Município de Serra, região da grande Vitória, e fica a 35 km de Vitória. A exemplo de outro lugares do nosso litoral, no verão é muito procurada pelos turistas, que movimentam o lugar no período do Réveillon até o carnaval.

Construída para durar enquanto durasse o mundo, eram assim as construções dos jesuítas que vieram com a descoberta do Brasil. Além de serem eternas, tinham que ficar em um ponto estratégico, no alto e perto do mar e de um rio. No alto os jesuítas poderiam ter visão dos arredores, e a construção como uma fortaleza protegia de possíveis ataques. Teriam contato com o velho mundo através do mar e poderiam explorar o interior do novo mundo navegando pelos rios.

A obra foi concluída em 1580 com ajuda dos índios tupiniquim e os temiminós. E a exemplo de outras construções jesuíticas seguiu projeto da Companhia de jesus com igreja, para a parte religiosa e a residência, construída anexa a igreja, para a parte de moradia e trabalho. Foi tombada em 1940 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Faça a visita com calma para poder desfrutar do visual que se tem do mirante, e aproveitar as explicações do monitor que acompanha a visita interna. Além do prédio, existe um acervo com obras de artistas plásticos e objetos que contam a história do município e da cultura popular.

Igreja Reis Magos Vista da foz do rio Reis Magos.

Igreja Reis Magos Quadrado em frente a igreja, caracterĂ­stica das construções jesuĂ­ticas. As palmeiras imperiais foram plantadas na dĂ©cada de 1940.

Igreja Reis Magos Parte da parede que mostra a construção original feita com pedras de recifes, argamassa de barro, areia e óleo de baleia.

Igreja Reis Magos No altar-mor existe um retábulo talhado em madeira, cujo traçado Ă© atribuĂ­do a um padre jesuĂ­ta e sua execução a artĂ­fices da regiĂŁo, provavelmente Ă­ndios. No centro do retábulo o quadro “Adoração dos Reis Magos”, considerado o primeiro quadro a Ăłleo pintado sobre madeira no Brasil.

Igreja Reis Magos Pátio interno na parte da residência.

Igreja Reis Magos Corredor interno.

Igreja Reis Magos 
 
Para chegar é muito fácil. De carro saindo de Vitória, segue pela rodovia ES 010 e ao chegar a Nova Almeida, é só seguir as placas de sinalização. De ônibus, no terminal de Jacaraípe, tem a linha 873 que para ao lado da igreja.

Localização: Rua Reis Magos, s/n. Nova Almeida, Serra - ES
Telefone: (27) 3253-1842
Funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h.
Na temporada de verão, a Igreja permanece aberta até às 22h.Todos os domingos, celebração às 8:30h e missa às 20:30h.

Postar um comentário

2 Comentários