NATAL LUZ

Optimized-P1000255

Hoje é comum ver cidades decoradas e iluminadas aqui no Brasil para comemorar o Natal Luz. Mas a o natal mais famoso ainda é de Gramado na Serra Gaúcha. Inclusive foi ela que serviu de inspiração para tantas outras cidades e que deram nomes diferentes como, Natal Iluminado, Brilho de Natal ou tantos outros nomes que inventaram.

Depois de muitos anos viajando para Gramado levando excursões para o natal Luz, neste ano eu não vou. Resultado da diminuição do turismo rodoviário emissivo aqui no estado, as pessoas estão preferindo viajar de avião. E nos pacotes aéreos, as operadoras de turismo não contratam guia acompanhante.

Comecei participar do Natal Luz em Gramado quando trabalhava de guia na Intercontinental Turismo, uma operadora de Vitória. Na época as viagens saíam nas vésperas do natal para que no dia 24 de dezembro, estivéssemos lá. Eu sentia falta do natal com a minha família, mas parece que Gramado foi construída para acontecer o natal. Pelo menos para esse Natal divulgado na mídia e que vemos nos filmes americanos.  Pessoas felizes nas ruas, corais nas igrejas, …

Com um tempo as viagem para o Natal Luz passaram acontecer antes da data oficial (acho que as pessoas deram preferência ao natal com a família). Mas eu continuei levando grupos, de várias outras operadoras.

Até que esse ano não tive grupo nenhum para acompanhar. O grupo do Espaço Cultural Consultime que eu acompanhei nos últimos anos, vai dia 10 de avião. Não tinha gente suficiente para sair uma viagem rodoviária.

Eu vou sentir falta do Natal Luz de Gramado, que conhece sabe do que estou falando. Agora é curtir as fotos que tirei quando estive lá. FELIZ NATAL!

Optimized-P1000279Optimized-P1000328 Optimized-P1000257 (1)Optimized-P1000268  

VEJA AQUI TUDO SOBRE O NATAL LUZ DE GRAMADO: http://www.natalluzdegramado.com.br/

0 comentários :