PROGRAMA VIAJA ESPIRITO SANTO JOVEM

Programa Viaja EspĂ­rito Santo Jovem

Desde o final de Setembro estou trabalhando no Programa Viaja EspĂ­rito Santo Jovem, um programa do Governo do Estado desenvolvido atravĂ©s da  Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), e a Associação Brasileira das AgĂŞncias de Viagem (Abav-ES).

O programa tem como objetivo levar os estudantes da rede pĂşblica estadual para conhecerem os atrativos turĂ­sticos do Estado, transformando-os em futuros multiplicadores desse conhecimento em suas escolas, seus bairros e em suas casas. AlĂ©m disso, os alunos estĂŁo tendo oportunidade de "in loco" o que foi ensinado na sala de aula.

Essa prática já muito comum entre as escolas particulares, e Ă© conhecida como turismo pedagĂłgico, onde alĂ©m de ser uma aula de campo dos assuntos da grade curricular, Ă© uma forma de criar uma motivação no aluno de querer conhecer e querer viajar, e assim ele será no futuro um turista em potencial.

Programa Viaja EspĂ­rito Santo Jovem


Na rede pĂşblica de ensino essa prática Ă© uma novidade, e o Estado do EspĂ­rito Santo Ă© pioneiro com essa iniciativa, e quer com isso que os estudante conheçam melhor o seu prĂłprio Estado e possam valorizar os atrativos, a histĂłria e a cultura capixaba, e assim quem sabe no futuro teremos capixabas mais apaixonados por essa terra e teremos um turismo mais desenvolvido.

O programa está sendo executado pela agĂŞncia de turismo Stange Turismo, e alĂ©m de mim trabalham no programa os meus colegas guias Ivan e Dejanira. Este ano estĂŁo participando  13 escolas, e foram desenvolvidos 03 roteiros: Berço da histĂłria Capixaba, as TrĂŞs Santas, e Pico da Bandeira com Pedra Azul. 

Eu tive a oportunidade de trabalhar nos dois primeiros roteiros. No roteiro "Berço da HistĂłria Capixaba" os alunos alĂ©m de receberem informações gerais sobre o EspĂ­rito Santo,  visitam os atrativos turĂ­sticos  dos municĂ­pios de VitĂłria e Vila Velha: Paneleiras de Goiabeiras, Centro HistĂłrico de VitĂłria, Museu Vale e Convento da Penha. Muitos alunos estiveram pela primeira vez em vários desses lugares, e ficam impressionados como o nosso estado tem histĂłria, cultura e tradições.


Programa Viaja EspĂ­rito Santo Jovem


No roteiro das TrĂŞs Santas, os alunos tem oportunidade de conhecer mais sobre a imigração no nosso estado e perceber as diferenças entre culturas e cidades. Neste roteiro as cidades visitadas sĂŁo Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. O terceiro roteiro eu ainda nĂŁo tive oportunidade de fazer, quem foi guiando o grupo foi a Dejanira.

Todos roteiros sĂŁo realizados em Ă´nibus de turismo com ar condicionado e acompanhamento de guia de turismo profissional e credenciado pelo MinistĂ©rio do Turismo. Os alunos recebem material didático composto de camiseta, bonĂ©, mochila, cartilha e bloco de anotações. Ainda Ă© oferecido ao aluno o almoço, alĂ©m de um lanche.

Pela primeira vez alunos do ensino mĂ©dio de escolas pĂşblicas estĂŁo tendo oportunidade no turismo pedagĂłgico sem nenhum custo. Oportunidade que sĂł os alunos de escolas particulares tinham e mesmo assim tendo que pagar um bom valor para isto.

Espero que esses alunos aproveitem a oportunidade e que isso possa dar bons resultados para o turismo capixaba. 

Postar um comentário

0 Comentários