PROGRAMA VIAJA ESPIRITO SANTO JOVEM



Desde o final de Setembro estou trabalhando no Programa Viaja Espírito Santo Jovem, um programa do Governo do Estado desenvolvido através da  Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-ES).

O programa tem como objetivo levar os estudantes da rede pública estadual para conhecerem os atrativos turísticos do Estado, transformando-os em futuros multiplicadores desse conhecimento em suas escolas, seus bairros e em suas casas. Além disso, os alunos estão tendo oportunidade de "in loco" o que foi ensinado na sala de aula.

Essa prática já muito comum entre as escolas particulares, e é conhecida como turismo pedagógico, onde além de ser uma aula de campo dos assuntos da grade curricular, é uma forma de criar uma motivação no aluno de querer conhecer e querer viajar, e assim ele será no futuro um turista em potencial.


Visita ao galpão das paneleiras de Goiabeiras.

 
Os alunos fazendo a panela de barro.


Visita ao Convento da Penha.


Na rede pública de ensino essa prática é uma novidade, e o Estado do Espírito Santo é pioneiro com essa iniciativa, e quer com isso que os estudante conheçam melhor o seu próprio Estado e possam valorizar os atrativos, a história e a cultura capixaba, e assim quem sabe no futuro teremos capixabas mais apaixonados por essa terra e teremos um turismo mais desenvolvido.

O programa está sendo executado pela agência de turismo Stange Turismo, e além de mim trabalham no programa os meus colegas guias Ivan e Dejanira. Este ano estão participando  13 escolas, e foram desenvolvidos 03 roteiros: Berço da história Capixaba, as Três Santas, e Pico da Bandeira com Pedra Azul. 

Eu tive a oportunidade de trabalhar nos dois primeiros roteiros. No roteiro "Berço da História Capixaba" os alunos além de receberem informações gerais sobre o Espírito Santo,  visitam os atrativos turísticos  dos municípios de Vitória e Vila Velha: Paneleiras de Goiabeiras, Centro Histórico de Vitória, Museu Vale e Convento da Penha. Muitos alunos estiveram pela primeira vez em vários desses lugares, e ficam impressionados como o nosso estado tem história, cultura e tradições.

No roteiro das Três Santas, os alunos tem oportunidade de conhecer mais sobre a imigração no nosso estado e perceber as diferenças entre culturas e cidades. Neste roteiro as cidades visitadas são Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. O terceiro roteiro eu ainda não tive oportunidade de fazer, quem foi guiando o grupo foi a Dejanira.

Igreja de São Gonçalo no Centro Histórico de Vitória.

Museu de arte do Espírito Santo (MAES).

Todos roteiros são realizados em ônibus de turismo com ar condicionado e acompanhamento de guia de turismo profissional e credenciado pelo Ministério do Turismo. Os alunos recebem material didático composto de camiseta, boné, mochila, cartilha e bloco de anotações. Ainda é oferecido ao aluno o almoço, além de um lanche.

Pela primeira vez alunos do ensino médio de escolas públicas estão tendo oportunidade no turismo pedagógico sem nenhum custo. Oportunidade que só os alunos de escolas particulares tinham e mesmo assim tendo que pagar um bom valor para isto.

Espero que esses alunos aproveitem a oportunidade e que isso possa dar bons resultados para o turismo capixaba.
 

Palácio Anchieta.

Teatro Carlos Gomes.

Museu Vale em Vila Velha.

Casa Lambert em Santa Teresa.

Museu de Biologia Mello Leitão em Santa Teresa.

0 comentários :