Expedição Tropeira do imigrante 2011

 

Para quem gosta de cavalgada e um pouco de aventura, um evento promete agitar o próximo feriado: a Expedição Tropeira do Imigrante. O evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, respectivamente.

Pelo segundo ano consecutivo, a expedição irá percorrer a rota que os imigrantes fizeram para chegar às montanhas capixabas, passando pelos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Castelo e Venda Nova do Imigrante.

A saída será da praça do Imigrante, em Anchieta, na terça-feira (15), logo após a bênção da tropa, e a última parada será no sábado (19), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante.

Serão 160 km em 5 dias cavalgada e muita aventura, refazendo uma das rotas que os imigrantes italianos fizeram para chegar às Montanhas Capixabas. Saindo da Praça do Imigrante no Município de Anchieta, percorrendo os municípios de Alfredo Chaves, Vargem Alta, Castelo, chegando ao Polentão em Venda Nova do Imigrante, passando pelas propriedades do AGROTURISMO - principal atividade turística da região, ao longo do trajeto, com cachoeiras, rampa de voo livre, etc.


Resgatar a história tropeira, utilizando-se de animais próprios, com destaque para os muares, como meio de transporte e de carga, revivendo as rotas, seus acampamentos e pousadas, suas historias e costumes, causos, culinária, música e religiosidade, seus casos, apetrechos e as vilas que se formaram a partir disso.

O objetivo é resgatar a memória da cultura tropeira, divulgar a cadeia produtiva dos equinos e muares e fomentar o agroturismo, uma das principais atividades turísticas e econômicas da região.

Para mais informações sobre como participar, o interessado deve entrar em contato com a organização do evento pelos telefones (28) 9987-7091 ou (28) 3542-1078.

Programação:
15/11 - terça-feira
12h - Início da Expedição - Benção da Tropa (Praça do Imigrante, Anchieta)
15h - Café do Tropeiro - Comunidade Simpatia Anchieta (BR-101)
17h - Chegada do1º dia - Comunidade de Cachoeira Alta (Alfredo Chaves)
16/11 - quarta-feira
06h - Início do 2º dia
12h - Almoço - Comunidade de Quarto Território (Alfredo Chaves)
17h - Chegada do 2º dia - Roda de Viola na Comunidade de Vila Nova (Alfredo Chaves)
17/11 - quinta-feira
06h - Início do 3º dia
12h - Almoço - Comunidade Pombal de Cima (Vargem Alta)
17h - Chegada do 3º dia - Roda de Viola na Comunidade de Cachoeira do Pedregulho (Castelo)
18/11 - sexta-feira
06h - Início do 4º dia
12h - Almoço - Comunidade de Braço do Sul (Castelo)
16h - Chegada do 4º dia - Caxixe Frio (Venda Nova do Imigrante)

19/11 - Sábado

07h - Início da última jornada
12h - Almoço - Fazenda Saúde (Venda Nova do Imigrante)
15 h - Chegada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman e benção da Tropa (Venda Nova do Imigrante).
FONTE: Secretaria de Estado de Turismo – ES.





Postar um comentário

0 Comentários