Banda de congo de Goiabeiras em turnê pelo país.



Depois da banda de congo Amores da lua participar e representar o Espírito Santo no Encontro das Nações em Florianópolis, chegou a vez da banda de congo de Goiabeiras, Panela de Barro, participar e representar o estado em um evento nacional, o Sonora Brasil.
Pela primeira vez, em 14 anos de edição, um grupo do Espírito Santo vai circular pelo país através do projeto Sonora Brasil. A banda de congo Panela de Barro embarca nesta sexta-feira (02) para Brasília, onde dá o início a 54 apresentações que terminam em Maceió, no mês de novembro.

Neste período, o grupo de congo passará por 48 cidades das regiões norte, nordeste e centro oeste. Em 2012, para completar o circuito nacional, os capixabas devem passar pelas regiões sul e sudeste.
O Panela de Barro foi selecionado pela uma curadoria do Sesc Nacional por mostrar um trabalho que resgata a tradição popular. O projeto, que é o maior de circulação musical do país, proporciona o contato do público com a cultura popular e a difusão dos trabalhos selecionados.

Desde sua criação, em 1998, cerca de 60 grupos musicais já participaram do Sonora Brasil e o número de apresentações chega a três mil. Este ano, o projeto terá dois grupos com temas distintos: "Sotaques do Fole" e "Sagrados Mistérios - vozes do Brasil".

Os capixabas participam do segundo grupo e dividirão os palcos da turnê com as bandas Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA), Caixeiras do Divino (MA) e o Quarteto Colonial (RJ). A banda de congo "Panela de Barro" é formada por seis devotos: as cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição; o mestre Valdemiro Sales; e o percussionista Marcos Pereira.

Histórico
O grupo foi fundado em 1938, com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras. Na década de 1980, passou a ser coordenada por Arnaldo Gomes Ribeiro, proprietário da fábrica de panelas de barro, em Goiabeiras - daí veio o nome banda, que tem o apoio da Secretaria de Cultura de Vitória. Em 2001, a banda foi revitalizada pela historiadora Jamilda Alves Rodrigues Bento, nascida em Goiabeiras e filha de paneleira.

banner_lancamento

Confira as datas e as cidades onde a banda fará apresentações este ano:
Setembro: Brasília (02); Palmas (03); Goiânia (05); Anápolis (06); Dourados (08); Campo Grande (09); Cuiabá (11); Porto Velho (13); Rio Branco (15); Manaus (17); Macapá (19); Belém (21); São Luís (23); Teresina (25); Parnaíba (26); Floriano (28); e Fortaleza (30).

Outubro: Sobral (01); Iguatu (03); Crato (04); Juazeiro do Norte (05); Campina Grande (07); João Pessoa (08); Guarabira (09); Recife (11); Jaboatão (12); São Lourenço da Mata (13); Recife (14); Surubim (17); Caruaru (18); Guaranhuns (19); Belo Jardim (21); Arco Verde (22); Buique (23); Pesqueira (24); Triunfo (25); Caraíba (26); Bodocó (28); Araripina (29); e Caraíba (30).

Novembro: Salvador (01); Vitória da Conquista (03); Jequié (04); Santo Antônio (05); Feira de Santana (06); Paulo Afonso (08); Arapiraca (10); e Maceió (11).

FONTE: ERIK OAKES - GAZETA ONLINE
Mais informações sobre o Sonora Brasil: http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/index.html

Postar um comentário

0 Comentários