VIAGEM À EUROPA

[P1080211%255B4%255D.jpg]

 

Estou de volta! e a partir de hoje relato a minha primeira viagem à Europa. Viagem realizada agora em maio visitando Portugal, Espanha e Itália. Esta viagem aconteceu com um ano de atraso pois desde de maio do ano passado estava com vontade de fazê-la.

 

No inicio do ano passado comecei ler relatos, blogs e artigos de viagens e percebi que não era impossível uma viagem internacional para um brasileiro comum. Principalmente se eu organizasse a minha própria viagem comprando passagens em promoção pela internet e não me hospedando em hotéis, o custo cairia e poderia fazer assim uma viagem econômica.

 

Eu só precisaria de tempo para pesquisa e planejamento. E isso eu tenho entre um trabalho e outro, então comecei a pensar na viagem e foram surgindo vários questionamentos como  por exemplo a dificuldade da língua, qual roteiro fazer, onde se hospedar com segurança, fazer uma viagem internacional sozinho, quanto vou gastar,…..

 

Nas minhas pesquisas sobre para onde ir, só encontrei bons relatos sobre Portugal. Com isso fiquei curioso para conhecer o país que eu sempre ouvi falar mal no meu tempo de escola. E viajando para lá, resolveria a dificuldade da língua, já que não falo nenhuma outra além do português. Assim faria uma viagem à Europa para um lugar com uma língua, digamos, conhecida.

 

Estava resolvido então o problema da língua e para onde ir. Eu iria ficar uma semana em Portugal. Mas ai comecei a pensar se valeria a pena pagar uma passagem aérea internacional para conhecer somente um país e ficar um tempo tão curto. Resolvi então acrescentar Espanha no roteiro, a língua não é tão complicada e eu conseguiria me virar.

 

Para a minha primeira viagem à Europa estava bom. Conheceria dois países, sentiria como é que era a imigração e outras situações que envolvem uma viagem ao velho mundo e poderia me programar para uma próxima conhecendo outros países.

 

Mas na hora de providenciar a passagem aérea eu demorei e perdi as promoções e outras coisas surgiram e tive que esquecer por enquanto a minha viagem.

 

Este mês a ideia da viagem voltou e então resolvi colocá-la em prática. Defini que visitaria Portugal e Espanha, mas na hora da compra da passagem encontrei umas promoções e acrescentei Roma ao roteiro.

 

Fui então montar o roteiro, tarefa nada fácil quando você não conhece os lugares. Para montar o roteiro eu tinha que responder as minhas perguntas, onde visitar? quanto tempo ficar em cada lugar? qual a ordem do roteiro? Além de ter que encaixar a programação no tempo e orçamento disponível. Foi a parte do planejamento em que mais demorei.

 

É comum mudar de repente toda a programação devido a vários fatores e ter que refazer o seu roteiro. Eu por exemplo quando achei que estava tudo certo, tive que alterar o meu período de viagem devido a trabalhos que surgiram e assim tudo mudou.

 

Outra parte demorada foi na pesquisa de passagem aérea. Com tempo é possível encontrar boas promoções e conseguir voos que te atendam melhor. Eu por exemplo evitei voos que saíssem muito cedo ou que chegassem muito tarde nas cidades europeias. Consegui incluir um trecho interno na passagem de ida e volta sem aumentar o valor da passagem.

 

Passagem internacional confirmada, providenciei as passagens internas de trem e avião e fiz as reservas de hospedagem. Sai daqui com todas as reservas e passagens confirmadas, tudo através de sites.

 

Li muitos relatos de viagens no site www.mochileiros.com, que me ajudaram muito. Depois de muitas horas diante da internet o meu roteiro ficou definido assim: 

 

04/05/2011 Saída de Vitória
05/05/2011 Lisboa
06/05/2011 Lisboa
07/05/2011 Lisboa - Sintra - Cascais – Lisboa
08/05/2011 Lisboa
09/05/2011 Lisboa - Fátima (ônibus)
09/05/2011 Fátima – Porto  (ônibus)
10/05/2011 Porto 
11/05/2011 Porto -Madrid (avião)
11/05/2011 Porto – Madrid 
12/05/2011 Madrid
13/05/2011 Madrid
14/05/2011 Madrid - Toledo - Madrid (trem e ônibus)
15/05/2011 Madrid - Barcelona (trem)
16/05/2011 Barcelona
17/05/2011 Barcelona
18/05/2011 Barcelona - Veneza (avião)
19/05/2011 Veneza -Roma (trem)
19/05/2011 Veneza - Roma
20/05/2011 Vaticano
21/05/2011 Roma
21/05/2001 Roma II - Continuação
21/05/2011 Roma III - Continuação
22/05/2011 Roma
23/05/2011 Roma-Brasil

 

A passagem Brasil – Europa – Brasil foi pela TAP. Hospedagem em albergues pelos sites HOSTELWORLD e BOOKING. Passagem de trem Madrid – Barcelona pela TGV EUROPE. Passagem de avião Barcelona – Treviso pela RYANAIR. Passagem de trem Veneza – Roma pela TRENITALIA. A passagem Porto – Madrid foi incluída na passagem da TAP.

 

Então providenciei o que faltava como seguro saúde, mochila, euro, cópias dos meus documentos e embarquei na minha primeira viagem à Europa.

 

Não tem voos internacionais do aeroporto de Vitória, alias o aeroporto de Vitória não está dando conta nem dos voos doméstico. Então sai do Brasil pelo aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, mais conhecido como Galeão.

 

Mas o trecho Vitória – Rio você pode comprar junto com a passagem internacional pelo site da TAP. Acabei comprando o trecho separado pois o voo oferecido pela empresa chegava só com duas horas antes da saída para Lisboa, fiquei com medo de ter algum atraso e acabei saindo de Vitória as 08 horas. Conclusão passei o dia no aeroporto.

 

Havia então me programado para aproveitar o tempo e usar a internet para resolver alguns detalhes, mas o preço cobrado no aeroporto do Rio estava impraticável, 70 centavos por MINUTO. O valor mais alto cobrado entre todos aeroportos que passei.

 

O voo da TAP saiu pontualmente as 17h20min. A aeronave era boa e oferecia opções de entretenimento como filmes, canais de áudio, jogos e informações turísticas sobre várias cidades, o que me ajudou muito durante quase 10 horas de voo já que não conseguia dormir, mesmo a viagem sendo muito tranquila.

5 comentários :

  1. Olá, Também farei minha primeira viagem internacional. Estudo francês e inglês e quero aprimorar estas línguas. Quero ir em 2013/2 e já estou me preparando. Abraços. Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, voce vai adorar.
    Eu gostei muito e foi uma experiencia muito boa.
    Eu não falo nenhuma outra lingua, e fui numa boa.
    Voce então vai tirar de letra.
    Obrigado pela visita ao meu blog.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  3. ola Marcelo!!!
    gostaria de mais informações sobre o seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá. Primeiro preciso saber seu nome e contatos.

      Excluir