MERCADO SÃO SEBASTIÃO.


O MERCADO ESTÁ FECHADO ATUAMENTE.




Somente semana passada que fui visitar o Mercado São Sebastião. Reaberto em setembro do ano passado, abandonado durante 20 anos, o Mercado é mais um espaço cultural para o capixaba e turistas que visitam Vitória.

O Mercado São Sebastião foi construído em 1949, época de grande prosperidade econômica em que Vitória buscava se equiparar a Grandeza arquitetônica de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo. Das poucas obras deste período que foram resguardadas, o Mercado faz parte do grupo representativo da produção capixaba do início do século XX.

Conhecido por ser o primeiro mercado construído fora do centro da cidade, abrigava açougueiros, verdureiros e peixeiros. A criação de espaços desta natureza data de uma época em que cabia ao município a responsabilidade de garantir o abastecimento de gêneros alimentícios para a população.

Neste espaço histórico funciona Centro de Referência do Artesanato Capixaba, os boxes comercializam o artesanato do Espírito Santo. São bordados de variados modelos, peças de roupas customizadas, artesanato em palha de taboa e bambu, em cerâmica e em material reciclado.

Também estão em exposição luminárias elaboradas com filtro de café e papel tingido com chá, peças decorativas, jogos em madeira na arte da macheteria e a tradicional panela de barro capixaba.

Outra atração são as especiarias, os condimentos, licores, biscoitos, doces e bombons caseiros, guias, mapas e lembranças tematizadas sobre Vitória e o Espírito Santo.

O projeto, administrado pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda (Setger), objetiva inserir o artesanato do Espírito Santo na pauta econômica do Estado, além de fomentar o aumento da renda familiar e integrar atividades artesanais e turísticas. O Mercado conta com banheiros e uma lanchonete.








O Mercado São Sebastião também é palco de eventos como o Mercado Literário, Mercado do Samba e Mercado da Música, promovidos pela Secretaria de Cultura de Vitória.


Endereço: Avenida Paulino Muller, em Jucutuquara. Tem ponto de vários linhas de ônibus municipais e intermunicipais em frente ao mercado (516, 163, 073, 172,..).

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas.

Postar um comentário

0 Comentários