Congo da Barra do Jucu repete tradição e sobe a ladeira do Convento da Penha



Por Moacir Beggo 

Vila Velha (ES) - Já virou uma tradição. Todo Sábado de Aleluia, a Congada do Mestre Honório da Barra do Jucu presta a sua homenagem a Nossa Senhora da Penha. Neste sábado não foi diferente. O grupo, com seus cantos, tambores, casacas, reco-recos, subiu a ladeira da Penha e foi recebido pelo guardião do Convento, Frei Valdecir Schwambach, que deu bênção de Nossa Senhora a eles.

Segundo os congueiros, durante a Quaresma os tambores se calaram em respeito ao tempo litúrgico e como forma de penitência. Mas neste sábado, o som ritmado voltou com tudo, numa demonstração de fé à Padroeira do Estado.

Frei Valdecir agradeceu a presença do grupo e, em nome da fraternidade do Convento, acolheu a cada um dos congueiros. "Tenho certeza que vocês são sementes da identidade do povo capixaba. E saibam que pela cultura, pela música principalmente, a gente atinge a Deus. A gente atinge o coração de nosso Deus", dirigiu-se a eles.

O Congo é um conjunto musical típico das regiões litorâneas do Espírito Santo e canta principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. São grupos compostos por pessoas simples, que utilizam instrumentos rudes feitos por eles mesmos com pau oco, barricas, taquaras, peles de animais, folhas-de-flandres e ferro torcido, tambores, caixas, cuícas, chocalhos, casacas, ferrinhos ou triângulos e pandeiros. Ao som desses instrumentos, homens e mulheres cantam velhas e tradicionais toadas, em que há referências à escravidão, à guerra do Paraguai, aos santos de devoção popular, ao amor, à morte e ao mar.

Já a Barra do Jucu é uma antiga vila de pescadores, hoje conhecido balneário. Fica próximo à foz do Rio Jucu, onde nos fins de tarde a atração é a revoada das garças boiadeiras. O Rio Jucu é um rio histórico, que serviu às primeiras investigações do sertão capixaba, nos primórdios da história do estado. Foi o rio que permitiu o desbravamento do interior dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana. Barra do Jucu está localizado a 15 quilômetros do centro da cidade.


FONTE: Site do convento da Penha: http://www.franciscanos.org.br/penha/

Postar um comentário

1 Comentários