ESPÍRITO SANTO TEM FORRÓ!


Foto de Internet.

FESTIVAL NACIONAL DE FORRÓ DE ITAÚNAS.

Começa amanhã a 10ª edição do festival nacional de forró de Itaunas. O festival é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos valores e talentos musicais do forró pé-de-serra, segmento da música popular regional nordestina, através de premiação em dinheiro e gravação de CDs .

Além de dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem em um dos mais importantes palcos do forró pé-de-serra no Brasil e no mundo, divulgando seus trabalhos para um público mais específico e seleto, estimulando a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró pé-de-serra, contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, mantendo sempre o compromisso com as nossas raízes culturais; promovendo intercâmbio musical, sem precedentes, entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros.  

O festival surgiu em 2001 na vila de Itaúnas, extremo norte do Espírito Santo, que na década de 80 tornou-se palco do forró pé-de-serra com apresentação de grupos desconhecidos nos bares. O estilo de forró agradou o público atraindo gente de São Paulo, Brasília além do capixaba. Atraídos pelo forró e beleza do lugar os visitantes começaram aparecer em Itaúnas durante todo ano e com a divulgação boca a boca aumentaram o público do festival. E desde então grandes nomes do forró como Elba Ramalho, Marinês, Osvaldinho, Geraldo Azevedo entre outros se apresentam em Itaúnas sendo no festival ou não.

Fora do festival, o forró acontece nos finais de semana e feriados nos bares de itaúnas. Que além do forró  a vila possui atrativos naturais como o rio que dá nome ao lugar, dunas, praias, o Parque Estadual de Itaúnas, além de um rico folclore.


Itaúnas tem uma estrutura com pousadas e quartos em casas de família, simples restaurantes, bares e oferece ao visitante passeios para conhecer a região, como a praia de Riacho Doce eleita por um site como a segunda praia deserta mais bonita do Brasil.

O festival este ano conta com a presença de "Santana, o cantador" além de outros nomes do forró. Veja a programação:

17/07/10 - Sábado.
Lançamento CD 9ª edição: Trio Balancê, Trio Forrozão e Edson Duarte

18/07/10 - Domingo.
TRIO NORDESTINO Convida GENARO e Trio Candieiro. 1ª classificatória.

19/07/10 - Segunda feira.
OS 3 DO NORDESTE convidam PINTO DO ACORDEON e Bahianinho e sua gente. 2ª classificatória.

20/07/10 - Terça - feira.
GENARO E TRIO, EDSON DUARTE e Mariana Mello. 3ª classificatória.

21/07/10.
TRIO NORDESTINO, OS 3 DO NORDESTE e Bahianinho e sua gente. 4ª classificatória.

22/07/10 - Quarta feira.
SANTANNA, O CANTADOR e Mariana Mello. Semi - Final: Apresentação de 6 finalistas.

23/07/10 - Quinta feira.

TRIO XAMEGO, TIZIU DO ARARIPE e Trio Balancê. Semi - Final: Apresentação de 6 finalistas.

24/07/10 - Sexta feira.
SANTANNA O CANTADOR, TIZIU DO ARARIPE e ENTREGA DOS PREMIOS: 4º LUGAR, 3º LUGAR, 2º LUGAR e 1º LUGAR.

O festival acontece no Bar do Forró.
Na bilheteria os preços dos ingressos irão variar de acordo com as atrações da noite (R$ 20,00 e R$ 30,00).

Itaunas fica no município de Conceição da Barra no norte do Espírito Santo.
Distâncias:
Itaúnas - Conceição da Barra: 30 km, sendo 22 de estrada de terra.
Conceição da Barra - Vitória: 256 km.

Para quem for de carro saindo de Vitória, o trajeto é pela BR 101 até o trevo para Conceição da Barra, onde entra na ES 421 viajando aproximadamente 15 km até o início da estrada de terra que fica à esquerda.

Para quem for de ônibus saíndo de Vitória, o percurso é feito até Conceição da Barra pela viação Águia Branca (http://www.aguiabranca.com.br/) e depois pela viação Mar Aberto ( tel 27 3762-2093 ).

Site do evento: http://www.forrodeitaunas.com/


FORRÓ PONTAL.

E começa hoje e vai até o próximo domingo (18) a mais tradicional festa do forró do município de Linhares, o "ForróPontal". A festa vai reunir forrozeiros e apreciadores da dança quadra poliesportiva de Pontal do Ipiranga. O evento acontece todo ano no balneário e conta com grandes nomes do forró misturando város estilos de forró, do tradicional ao pé-de-serra.

Foto de Internet.

Na sexta-feira (16) quem se apresenta é Gabriel Lener, no sábado (17) será a vez de Dominguinhos subr ao palco, e no dia 18 de julho o Trio Forrozão fecha a programação do Forro Pontal 2010. veja a programação completa:

DIA 16/07 - SEXTA-FEIRA
20h Procópio e Wagner
21h30 João Victor e Vinicius
23h GABRIEL LENER
1h João & Felipe e Banda
2h Deda e seus teclados

DIA 17/07 - SÁBADO
20h Jean Ferreira
22h Fogo na Coisa
0h DOMINGUINHOS
2h Kel Franci

DIA 18/07 - DOMINGO
18h Adriano e seus teclados
20h Ruan Vieira e Banda
22h TRIO FORROZÃO
0h Alemão do Forró.

Como a programação do Forró Pontal acontece durante a noite, o visitante terá durante o dia a opção de praia, rio e trilhas. O balneário está situado em área de preservação ambiental. As praias recebem anualmente tartarugas para a desova, acompanhadas pelo Projeto TAMAR. A área de restinga é preservado por uma faixa verde de vegetação própria, o que dá um "ar" pitoresco ao povoado, já que para se ir a praia, há a necessidade de se atravessar a região de reserva vegetal. Mas o fato de toda a área ser um gigantesco campo de petróleo (explorado pela Petrobrás) preocupa os conservacionistas.


Pontal do Ipiranga fica a 45 km da sede do munípio Linhares, norte do Espírito Santo, sendo que 25 km são de estrada de terra. De linhares a capital do estado, Vitória, são 146 km pela BR 101. O balneário possui algumas pousadas e casas de aluguél, como também alguns restaurantes.

De Vitória até Linhares o trajeto é feito pela viação Águia Branca (http://www.aguiabranca.com.br/).
De linhares a Pontal do Ipiranga o trajeto é feito pela viação Citranstur ( tel 27 3371 4832 ).

Site da prefeitura de Linhares: http://www.linhares.es.gov.br/

Venha dançar forró no Espírito Santo!



Os municípios de Conceição da Barra e Linhares, juntos com Aracruz, São Mateus e Vitória, fazem parte da Rota do Verde e das Águas que constitui um roteiro de extremas riquezas naturais que permite ao turista adentrar-se na história dos municípios e vivenciar o bucolismo das praias.

Vitória, capital do estado, é a porta de entrada do turista e o início da Rota do Verde e das Águas.


Em Aracruz, a imigração italiana e a preservação de culturas indígenas fazem de Aracruz um lugar único. O município abriga reservas das tribos Tupiniquins e Guarani, que comercializam seu artesanato. O manguezal da região é o quinto maior da América do Sul, onde é possível observar a diversidade da fauna e das espécies oceânicas. Aracruz também possui reservas ecológicas dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, sendo um grande atrativo para quem gosta de pesca esportiva. Os esportes radicais também são praticados na região, com muita aventura o salto de asa-delta é realizado do alto do Morro do Monte Serrat, com 700m de altitude. 


Linhares, município conhecido como Paraíso das Águas, abriga 25% das reservas de Mata Atlântica do Estado e 64 lagoas que formam o maior complexo lacustre da Região Sudeste, tendo como principal a Lagoa Juparanã, com 38 km de extensão. O mar, ondas fortes é apropriado a prática de esporte aquático. Na localidade de Regência, é desenvolvido o Projeto Tamar que cuida da preservação das espécies de tartarugas-marinhas. Quatro das cinco espécies encontradas no Brasil desovam no Espírito Santo.

São Mateus tem à disposição do turista um rico patrimônio histórico/cultural. Nesse município está situado o Porto de São Mateus cujo entorno possui 32 sobrados, construídos nos séculos XVII e XIX e tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que remetem o turista à época da aristocracia rural. No litoral, a ilha de Guriri, uma das maiores do Estado, anexada ao continente por uma ponte sobre o rio Mariricu, é o principal ponto turístico para quem curte badalação.


Conceição da Barra, a capital capixaba do forró, reúne dunas, praias, que apresentam piscinas na baixa da maré, e agrestes. No município também acontece o famoso Baile de Congo, um auto teatral popular com duração de uma semana. A festa conhecida como Ticumbi retrata a luta entre Reis de Bamba e Reis de Congo, que disputam o privilégio de promover a festa em homenagem a São Benedito. Conceição da Barra com um jeitinho de Nordeste transforma o distrito de Itaúnas no mais importante conjunto turístico do município.

DESCUBRA O ESPÍRITO SANTO! 

Postar um comentário

0 Comentários