Passos de Anchieta: Primeiro roteiro cristão das Américas.

O roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.


Milhares de andarilhos deram início, na manhã desta quinta-feira, em frente à Catedral de Vitória, a 13ª caminhada dos Passos de Anchieta. No local, um palco foi montado para dar boas-vindas aos participantes, que fizeram aquecimento antes de seguirem viagem. A expectativa é de que mais de 4 mil pessoas participem.



Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba , atual cidade de Anchieta, á Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que tanto lhe evocava a sua San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde nasceu.


O roteiro foi resgatado em 1998 e vem se consolidando como uma rota perene, a ser percorrida ou conhecida a qualquer época do ano, por qualquer trecho do percurso. Os idealizadores do projeto conceberam uma caminhada anual para efeito de promoção da iniciativa cujo número de participantes é crescente a cada edição. Ela é realizada sempre a partir do feriado de Corpus Christi, beneficiando-se do feriado nacional que favorece a disponibilidade das pessoas visto que o percurso total demanda quatro dias. Nada impede que as pessoas se disponham a fazê-lo em outra época do ano e num ritmo de caminhada que estiver mais disposto.

O roteiro, organizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), é dividido em quatro dias de caminhada e reúne desde aspectos ecológicos e históricos a monumentos religiosos e culturais do Estado. Ao final de cada etapa, haverá uma programação cultural com dança, música e outros atrativos locais.


Hoje a caminhada oficial dos Passos de Anchieta é realizada em 4 dias sendo o 1º entre Vitória e Barra do Jucu (25 km), o 2º entre Barra do Jucu e Setiba (24 km), o 3º de Setiba até Meaipe (24km), e o 4º de Meaipe até Anchieta (23 km).  Totalizando 100 km. No percurso existe pontos de apoio com comida, bebida e atendimento médico. No final de cada dia de caminhada são realizadas apresentações da cultura capixaba. Para participar é só fazer a inscrição com a ABAPA - Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta. Mais informações no site http://www.abapa.org.br/index.php.


Existe sinalização com a placa do evento, desde a sua saída da catedral no centro de Vitória até a Igreja Matriz de Anchieta onde é celebrada uma missa. Permitindo assim fazer o caminho em qualquer época do ano, mas para isso é preciso fazer contato com a ABAPA pois existem propriedades particulares no trajeto.


Eu já participei 2 vezes dos Passos de Anchieta quando ainda a caminhada era de 3 dias, o que fazia com que percurso de cada dia fosse maior. Eu chegava tão cansado (devido a minha condição física) nos lugares que nem tinha disposição para ver as apresentações culturais. Mas vale a pena participar!
 





OBS.: fotos retiradas do site da ABAPA.

0 comentários :